sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Blumenau, fiz o balão por lá pois o pessoal me ajudou muitoooo!!!! 10 e 11/11/2011

Saí da minha cidade com destino a Blumenau. Cerca de 35 km. Nada de mais para quem está acostumado a pedalar, mas confesso que para mim esses primeiros kilômetros foram bem difíceis.
Na verdade, eu já havia feito o trajeto "Pomerode/Blumenau" com dois amigos quando tinha aproximadamente 15 anos de idade. E foi o que me fez acreditar que seria possível chegar ao Rio de Janeiro. Afinal, seriam apenas algo em torno de 1500 km. Minha lógica era "De pedalada em pedalada fico mais perto da chegada".
Até este dia, que marcou minha partida, o adjetivo que eu mais havia ouvido a meu respeito era o de "Maluco" já que eu decidira enfrentar sozinho os perigos e surpresas de nossas estradas brasileiras, além de não ter dinheiro, preparo físico ou intimidade com a magrela, pois estava com ela a poucos dias e nem se quer sabia na prática trocar um pneu ou fazer um simples remendo.
  

Então, primeiramente meus agradecimentos pra toda a galera de Blumenau que me ajudou e acreditou no meu sonho!
Chegando lá tive que fazer ainda alguns ajustes na Bike...
Obrigado ao amigo Lino da Bike Blu e a toda galera de bikes (360 Bike Shop do meu amigo Eduardo / Car Bike do meu amigo Ricardo / Happy Bike do meu amigo Marquinhos / Twins bike do meu amigo Rocha) que me ajudaram com dicas, descontos nos acessórios e tudo mais. Valeu galera!!

Quero também agradecer pelo delicioso almoço no restaurante krauss em Blumenau. Obrigado Laurêncio e Rosângela!

Como já havia falado, tive muita ajuda na cidade de Blumenau.
Foi lá que comecei a vender o "Amor Trufado" e ao mesmo tempo a divulgar o blog, lá também conseguí minha magrela que me acompanha nesta viagem. Então como forma de gratidão, eu quis mostrar um pouco sobre essa cidade tão linda e hospitaleira e para isso uma só tarde não foi o suficiente.
Agradeço a todos que nos ajudaram de alguma forma. Comprando os docinhos, divulgando o blog ou me concedendo descontos.
Agradeço ainda ao pessoal da Universidade Regional de Blumenau FURB e também toda a equipe da afiliada da Rede Globo a RBS TV.
Em Blumenau, minha intenção era de passar a noite na casa de um amigo. Acontece que não falei com ele antes, pois estava certo de que me daria abrigo e como ele quase sempre estava em casa, me despreocupei. No fim da tarde, resolvi ligar para o celular dele, dizendo que eu estava na cidade e pedindo um cantinho para dormir. Aí veio a minha surpresa: Ele estava no Rio Grande do Sul visitando a família! 
Ah, se arrependimento matasse! Porque eu não liguei antes? 
Começava aí a minha primeira corrida contra o tempo. Logo anoiteceu e eu ainda não tinha onde dormir. Passei a ligar para todos os conhecidos que tinha na cidade, mas não tive sucesso, nenhum deles estava em casa.
Fui então tentar um abrigo em alguma igreja, mas já era muito tarde e também não consegui nada. A  última igreja que tentei, ficava ao lado do hospital Santa Catarina. Lá  já por volta das 20:30, entrei em uma clínica para pedir informações de onde poderia dormir, algum albergue ou coisa assim. Conversando com as meninas, que logo me ofereceram um lanche, fiquei sabendo de um hotel não muito longe dalí, que a princípio, seria mais em conta. O problema, é que eu realmente não havia levado dinheiro algum, somente os adesivos com o endereço do blog, que pretendia vender justamente para levantar grana em casos de emergência... E esta parecia ser uma!
Acontece que já era tarde e pra completar ainda havia começado a chover muito. Onde eu iria vender adesivos depois das nove e meia da noite com aquele tempo?
Mas como não tinha outra opção, lá fui eu às ruas a baixo de chuva, com meus adesivos. Abordando quem encontrava pela frente, taxistas, pedestres, pessoas em pontos de ônibus, motoristas em estacionamentos de supermercados até conseguir os R$ 40,00 necessários para pagar o hotel.
Ufa, ainda bem que conseguí! Cheguei no hotel já quase meia-noite, mas apesar de tudo, fiquei feliz por ter conseguido um lugar seguro e confortável pra dormir. Tomei aquele banho e fui para a cama!
No outro dia logo cedo, acordei e mal pude abrir os olhos! Se estão lembrados, tive que adiar minha partida por causa de uma gripe daquelas. E olha só o que veio de brinde agora... Uma p... “Conjuntivite”. Ah ninguém merece!!!
Vou tomar café e espero que os outros hospedes não fujam correndo de medo.
To pior do que o Tio Chico da família Adams  :- [   Afff
Quero agradecer também pelo desconto na hospedagem no City Hotel!!!


Depois do café, saí para registrar algumas belezas e curiosidades da cidade, já pensando no meu próximo destino.
Quero agradecer aos amigos Janaína e Gustavo pelo excelente almoço oferecido em seu restaurante "Celeiro". Obrigado!!!


Eis algumas imagens e vídeos sobre lugares interessantes que fiz na cidade de Blumenau. De cima para baixo, esquerda para a direita: Casarão na rua 7 de Setembro; Museu da Família Colonial; Prédio em estilo Enxaimel; Antiga Prefeitura e atual Fundação Cultural de Blumenau; Vista noturna parcial da Av. Beira Rio.


Atual Prefeitura de Blumenau:


De cima para baixo, esquerda para a direita: Torre da Catedral Matriz São Paulo Apóstolo; Ponte Aldo Pereira de Andrade e Rua XV de Novembro:


Fotos e vídeo da primeira Igreja Luterana de Blumenau:
Construída em 1857, sete anos após a fundação da cidade pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. A Igreja de estilo Neo Gótico é a única octagonal edificada que se tem registro no Brasil. Os sinos vieram da Alemanha e próximo a igreja, está o cemitério onde encontram-se enterrados os primeiros imigrantes da cidade que eram na sua maioria luteranos de origem alemã, inclusive o médico e estudioso Frizt Müller, que teve importante influência na "Teoria da Evolução" de Charles Darwing.

Melhor explicado no vídeo com a historiadora Sueli M. V. Petry.
Impossível passar por Blumenau, a terra da Ocktoberfest e não visitar o Museu da cerveja... Lá eu conheci um pouco mais sobre essa bebida milenar tão apreciada, que tem seu primeiro registro histórico no antigo Egito.
No museu da cerveja só achei que faltou uma coisa: Amostra de todas as cervejas da região. Fica a sugestão...hehehe



Passei pelo Museu da Família Colonial de Blumenau e olha só que interessante. Fiquei sabendo que nos fundos do museu há um cemitério de gatos! E pelo que se tem registro ele é o único no mundo. Em outros países, principalmente da Europa, é comum haver cemitérios de animais, mas este em Blumenau é exclusivo dos bichanos.
As fotos abaixo são do acervo do museu. Trata-se de Edith Gaertner, sobrinha neta do fundador da cidade, que durante a década de 30 viveu na casa, onde hoje se encontra o museu e ao longo da vida dedicou-se a esses adoráveis felinos pelos quais era apaixonada.       
Gostaria de agradecer a Sueli M. V. Petry - Historiadora e à Flávio Guimarães - Turismólogo, pelos esclarecimentos e atenção dispensada, muito obrigado!




Com o Turismólogo Flávio Guimarães, no mausoléu do fundador da cidade. Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me encontre nas redes sociais!