segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dormindo na casa do pai de santo... Cananéia - 22/11/2011 à 23/11/2011

Acordei cedo com o mestre Walter batendo a porta. Arrumei minhas coisas e fomos até o cais. A lancha funciona como uma espécie de ônibus para os moradores, pois o acesso para a cidade é através do canal. Durante o trajeto fui conhecendo um pouco mais sobre meus novos amigos e um deles, Toninho, o cobrador, me ofereceu sua casa para pernoitar quando chegássemos à cidade. E é claro que eu aceitei! Chegamos em Cananéia e a primeira coisa que fiz foi procurar um telefone público e ligar pra Jailene. Eu estava há dois dias sem contato com ela e com minha família, desde que meu celular havia caído no mar na ilha do Superagui. Ela já estava desesperada e minha família então... Mas depois de explicar o que tinha acontecido ela ficou mais tranqüila e disse que avisaria a todos!  
Fomos até a casa de Toninho e no caminho conversando sobre várias coisas, ele me disse que tinha um terreiro de Umbanda em casa, pois era pai de santo!
Fiquei arrepiado! Tentei aparentar calma, mas fiquei me borrando.
Puro preconceito! Que fiz questão de dizer a ele que eu tinha justamente por não conhecer nada a respeito. Falei pra ele que sou cristão, mas que também sou curioso e acho que não se pode falar a respeito de algo sem antes conhecer. E ele falou um pouco mais sobre a Umbanda e também explicou a diferença entre ela e o Candomblé. Mais tarde já em sua casa, ele me convidou para assistir a uma sessão e eu pude ter mais uma experiência nova desta incrível viagem. Ganhei até um amuleto de presente! 










No outro dia, ele me levou até um amigo seu que tem uma informática e assistência técnica de celulares na cidade.






O Maurício da Full Cable, salvou meu celular o fazendo voltar à vida....rsss. Ah, mesmo voltando a funcionar, ele não estava com problemas na porta USB e não carregava mais. Então ele ainda me deu um carregador universal. Tudo isso de graça. Valeu mesmo de coração Maurício!

















Já era perto do meio-dia, ali mesmo na loja do Maurício apareceu o Curió. Um figura mega gente boa que tem um delívery na cidade e me arrumou uma quentinha na faixa.
Era muita comida e muito gostosa. Brigadão Curió!















Como em Paranaguá, o pneu traseiro da bike tinha estourado e eu estava pedalando desde lá com ele remendado, fui atrás de um novo enquanto o Maurício arrumava meu celular!
Aproveitei para conhecer a cidade e fiquei surpreso em saber que ela foi o primeiro povoado do Brasil em 1502.
No final da tarde, já com meu celular funcionando, ganhei um lanche na casa do pão de queijo e como já estava tarde pra pedalar até a próxima cidade, resolvi voltar para a casa do Toninho e pedir para dormir mais aquela noite ali.
Mais uma vez ele me recebeu super bem! À noite fomos à casa de um amigo dele muito gente boa, que faz umas panquecas ótimas e tem uns bichinhos de estimação meio exóticos... Umas cobras que vivem em cima do sótão. Já pensou eu acordar com uma te abraçando?!
Toninho que é o rei momo dos carnavais da cidade já há alguns anos, ficou inconformado quando eu disse que na minha cidade não tem carnaval, nem mesmo é feriado no dia.
No dia seguinte depois de me despedir de Toninho, fui fotografar essa linda cidade, agora que podia usar novamente a câmera do celular. Cananéia hoje cidade, foi o primeiro povoado do Brasil em 1502!  


























Igreja Matriz de Cananéia, construída no século XVl ...

Fui até o museu da cidade e conheci os amigos Noemi e Domingo. E entre as muitas relíquias desse pedaço de história viva do Brasil, fiquei impressionado com o tamanho do tubarão branco capturado em Cananéia. O segundo maior tubarão já capturado no mundo e está lá empalhado para quem quiser ver. Cheguei a fazer um vídeo com o Domingos, mas acabei não postando porque o áudio ficou muito baixo  :(

No pouco tempo em que estive em Cananéia, fiz muitos amigos e quero agradecer a todos que me ajudaram.
Novamente a tripulação da lancha Valongo. Ao Maurício, Curió, Domingo, Noemi e todos os demais que não lembro os nomes. E em especial ao mestre Walter e ao Toninho essas duas pessoas boníssimas, de um coração enorme que me receberam em suas casas ... Obrigado por tudo!

E pra acabá!!! hehehehe ... Dois dias depois das queimaduras (me recuperando em Cananéia)... no dia não pude tirar fotos porque meu celular havia caído no mar e só mais tarde consegui recupera-lo ali na cidade graças ao meu amigo que já mencionei no começo desta postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me encontre nas redes sociais!